Press "Enter" to skip to content

Fronteira Equador-Colômbia por Terra

0

Relato com os detalhes da travessia do Equador para a Colômbia e da linda Catedral Las Lajas em Ipiales

INTRO

A minha passagem por Ipiales teve como objetivo principal cruzar a fronteira do Equador para a Colômbia, mas por sorte, esta também é a cidade que abriga uma impressionante construção histórica. Estamos falando do Santuário de Las Lajas, que é famosa por sua arquitetura gótica e por ter sido feita num lugar um tanto quanto improvável: um vale.

Separei este relato em duas partes, sendo a primeira com a descrição da travessia entre a fronteira terrestre entre o Equador e a Colômbia e a segunda com as informações de como visitar a Catedral de Las Lajas a partir de Ipiales.

Se quiser saber mais sobre minha viagem de 3 meses pelo país, acesse o Guia Turístico Completo da Colômbia e o Mochilão de 90 Dias pela Colômbia.


A VIAGEM DE QUITO A IPIALES

Deslocamento ao Terminal Norte de Quito

Uma vez em Quito, pague 0,25 dólares para tomar o trolebus C5 que sai do bairro La Mariscal e vai até o Terminal Carcelen (Linha Colon-Carcelen) ou pague cerca de 10 dólares de táxi. Eu tomei vários ônibus em Quito e achei bem tranquilo, ainda que se escute que seja frequente a ocorrência de furtos.

De Quito à Fronteira com a Colômbia

Uma vez no terminal norte da cidade compre passagens até a cidade de Tulcán, a última do Equador. O trajeto custa 6 dólares e dura 5 horas. A companhia que realiza este trecho é a Cooperativa Trans Vencedores.

Assim que se chega ao terminal de Tulcán já haverá táxis oferecendo transporte até a fronteira, que dista 8 km da fronteira Equador-Colômbia.

A corrida custa 4 dólares, mas é frequente encontrar pessoas para dividir o táxi. Assim que desci do ônibus que veio de Quito, uma família de 3 pessoas já me perguntou se eu queria compartilhar um táxi com eles. Então minha viagem até a fronteira custou apenas 1 dolarito.

Trâmites Aduaneiros

O limite dos países é dividido pelo Rio Chiquito. Logo, há uma ponte que atravessa a fronteira e separa ambas as aduanas, a qual é conhecida como Rumichaca.

Na aduana do Equador olhando para a ponte Rumichaca
Na aduana do Equador olhando para a ponte Rumichaca

Entrei na aduana equatoriana, que funciona 24 horas! Atravessei as fronteiras às 21h e não havia nenhuma pessoa à minha frente. É uma boa ideia atravessar à noite para evitar filas, porém Ipiales não parece ser uma cidade muito segura após às 20h. Considere isso na hora de fazer esta logística.

Após carimbar o passaporte, troquei meus dólares remanescentes por pesos colombianos ainda no lado equatoriano.

Para te dar uma noção na hora de fazer o câmbio, 1 real ≈ 900 pesos colombianos ou 1 dólar ≈ 2700 pesos (2017). Inicialmente, parece difícil ter noção do que 18.000 pesos representam. O que fiz foi dividir por mil e somar um pouco mais, então 18.000 pesos seriam mais ou menos 20 reais e 45.000 pesos seriam cerca de 50 reais.

Do lado equatoriano eu caminhei até a aduana colombiana, ainda com a família que havia pegado o táxi de Tulcán até a fronteira. Isto porque nós havíamos combinado de rachar o táxi para Ipiales após finalizar os trâmites aduaneiros.

Após cruzar a ponte, eu caminhei cerca de 200 metros até a aduana de ingresso na Colômbia. Neste lado, peguei cerca de 20 minutos de fila para carimbar o passaporte de entrada no país.

Recebi a autorização para permanência de 90 dias no país e voltei à ponte, que é de onde saem os táxis para Ipiales.

Da Fronteira até Ipiales

Os táxis cobram 9.000 pesos colombianos até o terminal rodoviário da cidade, que dista 7 km da fronteira.

O hotel que eu havia reservado ficava no centro, então o taxista me deixou lá e depois seguiu com a família do Equador até o terminal.

Deixei 4.000 pesos pra eles e cheguei na minha hospedagem, a Pension Valparaíso, que custava 18.000 a diária.

Também existem pequenos ônibus (ou busetas) que fazem o trecho da fronteira até a cidade de Ipiales. Porém, recomendo que escolha esta opção apenas se estiver viajando de dia.

Uma boa opção é reservar algum hotel perto do terminal, já que o centro não é tão imperdível assim e é de onde saem as vans para o Santuário Las Lajas, que é o ponto turístico mais interessante da cidade.

Praça central de Ipiales
Praça central de Ipiales

IPIALES E LAS LAJAS

Transporte na Cidade

Uma vez em Ipiales há duas maneiras principais de ir até o Santuário Las Lajas:

  • Ônibus coletivo: Na frente da garagem do Expreso Las Lajas está a parada de ônibus. Pegue o bus com destino a Saguaran e desça no ponto final. Então, terá que caminhar mais 2,3 km até o Santuário. O ônibus custa 1.200 pesos.
Ponto de ônibus e Expreso Las Lajas à direita da foto, em vermelho e branco
Ponto de ônibus e Expreso Las Lajas à direita da foto, em vermelho e branco
  • Expreso Las Lajas: Companhia de carros que te levarão de Ipiales direto ao estacionamento da catedral. Há dois pontos para pegá-los: no terminal rodoviário da cidade e na garagem deles situada no centro da cidade. Abaixo mostro um mapa com a localização das direções para a igreja. O preço da viagem é 2.500 pesos por pessoa. O carro sai quando juntam 3 ou 4 pessoas.
Ponto de ônibus para a catedral se situa à frente do Expreso Las Lajas

Vale ressaltar que na cidade há vários táxis que prestam serviço coletivo. Eu tomei um pra ir do meu hotel pro terminal, quando fui sair da cidade.

A Catedral

No dia seguinte, após chegar em Ipiales, acordei cedo e caminhei 1 km do meu hotel até a Cooperativa Expreso Las Lajas no centro. Peguei o ônibus mesmo, pois não quis esperar pelas 3 pessoas para encher o carro.

Desci no ponto de Saguaran e segui caminhando em direção ao santuário enquanto ia contemplando as vistas do vale do Rio Guaitara. Ao chegar no meu destino, fiquei impressionado com a arquitetura formidável da igreja.

A bela arquitetura gótica de Las Lajas. O interior dela também não deixa a desejar!
A bela arquitetura gótica de Las Lajas. O interior dela também não deixa a desejar!

Mas o mais incrível mesmo foi ver o vale de paredes inclinadíssimas em que resolveram construí-la. Nunca vi nada igual! Ainda é possível descer até próximo ao Rio Guaitara, de onde se contempla a magnitude e a ousadia da construção. Saca só:

Olha esta vista da catedral!
Olha esta vista da catedral!
Eu no Santuário de Las Lajas e o lindo vale em que ela está situada

Após curtir a igreja, eu consegui um táxi compartilhado para regressar ao centro da cidade. No dia seguinte pela manhã eu segui meu rumo para a cidade de Pasto!

A catedral de Las Lajas é fabulosa e vale imensamente a visita. Porém, Ipiales se situa distante dos pontos mais turísticos da Colômbia e você tem que colocar na balança se vale o esforço se deslocar até lá. Uma opção seria pegar um vôo até a cidade, já que há aéreos desde Bogotá.

Valeu pela leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.