Press "Enter" to skip to content

Ascensão ao Pico do Baepi – Ilhabela/SP

Todas as informações para você realizar o lindo trekking do Pico do Baepi!

RESUMO

Relato da ascensão para o cume do famoso Pico do Baepi (1.048 msnm) no Parque Estadual de Ilhabela, realizada em Março/2017. O trajeto ida e volta de 9,5 km foi percorrido em 5 horas, porém reserve ao menos 7 horas, que é o recomendado pelo parque. A trilha está bem marcada e sinalizada e possui cordas e escadas para auxiliar nos trechos mais difíceis. Leve cerca de 3 litros d’água, pois não há nenhum ponto de captação no caminho. O topo do pico revela um lindo panorama de Ilhabela e São Sebastião, além de uma ampla vista para a Serra do Mar paulista.

INTRO

Para iniciar minha trip solo de 3 meses entre os estados de SP e RJ nada melhor do que começar perto de casa, mais especificamente pela lindíssima Ilhabela, situada no litoral norte paulista.

Além das belas praias, a ilha é conhecida pelos seus picos proeminentes, dentre eles o Pico do Baepi, com 1.048 msnm, e o Pico de São Sebastião, o mais alto da região com seus 1.379 msnm.

Segue a localização em planta dos dois picos acima mencionados, retirado do Google Earth:

Mapa Baepi e Sebastião

Meu intuito era subir ambos e como os níveis de dificuldades são muito distintos, irei separá-los em dois relatos. A experiência para o Pico de São Sebastião se encontra aqui, enquanto para saber mais do Baepi basta continuar lendo este singelo relato.

O tracklog para GPS do meu trajeto pro Pico do Baepi se encontra neste link.

PROGRAMAÇÃO E LOGÍSTICA

De ônibus

Caso esteja vindo de São Paulo, pegue ônibus para São Sebastião com a Viação Litorânea (litoranea.com.br), desça na rodoviária da cidade e ande 1 km até a balsa para Ilhabela, a qual é gratuita para pedestres e ciclistas. A balsa sai de 30 em 30 minutos das 05:30 às 23:30 e depois de hora em hora no restante do tempo, como consta no site Ilhabela.com.br/balsa.

Uma vez na ilha você precisará pegar um ônibus que vai para o norte. Peça para descer no ponto do bairro Itaguass(ç)u, na frente da estátua do peixe. Ao descer do bus ande até a Rua Arapongas e a suba por 25 minutos até chegar ao início da trilha.

Apenas uma informação caso esteja sem carro e tenha tempo para conhecer outras atrações da ilha: há uma estrada (SP-131) que corta Ilhabela de norte a sul pela costa oeste, porém as linhas de ônibus saem da balsa e não conectam o lado sul com o lado norte (até existe uma linha, mas ela passa apenas duas vezes ao dia). Portanto, procure hospedagens próximas ao centro para evitar pegar 2 ônibus para chegar em algum lugar distante. Outra opção é pegar carona, pois o pessoal da ilha é bem solícito.

De carro

Vá até São Sebastião e encare uma fila na balsa (tomara que não, haha), cujos valores para carro para vão de R$ 21,50 de segunda a sexta a R$ 29,00 de sábado, domingo e feriados.

Após atravessar o canal, saia até a estrada e dirija para norte até virar a direita na Rua Arapongas. Não há um estacionamento, mas é possível deixar o carro próximo ao início da trilha, o que já pouparia uns 20 minutos de subida a pé.

RESUMO DE GASTOS (2017)

• Ônibus São Paulo -> São Sebastião = R$ 65,00 * 2 = R$ 130,00
  • Ônibus centro de Ilhabela a início da trilha = R$ 3,90 * 2 = R$ 7,80
  • 1 Pernoite em Hostel = R$ 30,00
  • Almoço + Jantar = R$ 40,00
  • Comida pra trilha = R$ 30,00

GASTOS TOTAIS = R$ 237,80*

* Para uma pessoa considerando ida e volta de São Paulo e gastos em um final de semana comum. No meu caso eu segui adiante para Ubatuba 🙂

O RELATO

Saí de São Paulo, minha querida São Paulo… Pela primeira vez em 30 anos a maior cidade da América do Sul deixou de ser a minha casa.

Mas pra mudança não ser tão brusca eu iniciei minha trip por Ilhabela, situada a 200 km da capital paulista. O litoral norte do estado abriga algumas das praias mais lindas que já vi.

Eu e minha amiga Mari combinamos de descer juntos no fim de semana para a ilha com a intenção de subir o Pico do Baepi. Mas pegamos dois dias de tempo bem chuvosos e não conseguimos aproveitar muita coisa.

Assim que ela foi embora eu fui para o hostel Casa das Oliveiras, a 1,6 km da balsa. Lá a Mayra e sua mãe me receberam super bem, antes do horário do check-in, e já me colocaram num carro com três gringos pra conhecer a Praia do Jabaquara. Esta fica 20 km a norte do centro da Ilhabela. Acompanhei a francesa Florence e os belgas Sylvain, que mora no Brasil, e sua mãe, que veio visitá-lo.

Praia Jabaquara
Praia do Jabaquara, a norte da Ilhabela

A praia é bem bonita e abriga uma quantidade imensa de borrachudos. Eu, displicente, não passei repelente e tomei umas 200 mordidas nos pés (sem exageros).

Dia seguinte lá fui eu para a trilha do Baepi com o pé inchado.

O Dia da Ascensão

No dia 21/03/2017 acordei às 07:30, tomei um café no hostel, dei uma olhada pro céu e dessa vez parecia que o tempo não ia me deixar na mão. Então me aprontei e fui para o ponto pegar o ônibus.

Desci às 9:15 no bairro Itaguassu na rotatória com a escultura de peixes. Aqui começa a ascensão para o Pico do Baepi, mas ainda não é onde a trilha começa.

Pico do Baepi, Início Subida
Subida pela ruazinha inclinada

Entre na estreita Rua Arapongas, a 30 metros do ponto do bus, suba até o final dela e vire a direita na Rua Morro da Cruz. Daqui é só subir direto até o início da trilha. A caminhada em pavimento é um trecho de 1 km de extensão bem inclinado que dura cerca de 20 minutos.

Antes de atingir o pé da trilha, as vistas da cidade de Ilhabela e do Canal de São Sebastião já são bem lindas.

Visual pouco antes do início oficial da trilha

Muito bem, cheguei à placa que marca o start para o trekking de ascensão ao pico às 9:40. Por sinal, toda a trilha possui diversas placas informativas sobre a fauna e a flora da região e marcos com cota topográfica a cada 200 m de elevação.

Placa Infos Baepi
Placa com infos sobre a trilha

Os primeiros 500 metros são uma subida inclinada pela mata atlântica até chegar num descampado com uma plataforma de madeira. Esta é um belo mirante pra Ilhabela, para o canal de São Sebastião e para o próprio Pico do Baepi.

Eu fiquei com medo de pegar tempo fechado no cume, porque havia muitas nuvens no topo do pico, mas segui caminhada ainda assim.

Mirante Canal de São Sebastião
Mirante da cota 300 para o Canal de São Sebastião
Vista do Pico do Baepi
Nuvens do topo do Baepi

Logo após o mirante a mata volta a fechar e assim permanecerá até o final da subida. Serão 2,8 km percorridos com um ganho de elevação de quase 700 metros, sempre por trilha bem marcada em meio à mata atlântica densa. Não há pontos de água no caminho, portanto leve entre 3 a 4 litros ou o quanto você achar que consome num dia inteiro de trilha.

Placa Trilha Baepi
Placas informativas ao longo da trilha

Próximo do cume a trilha fica mais inclinada ainda e, inclusive, foram inseridas 3 escadas de madeira para auxiliar na subida final.

Escadas na Trilha
Escalaminhada com escadinha auxiliar

Cerca de 100 metros de escalaminhada adiante você encontrará uma placa apontando os 1.048 m de altitude do pico e a sensação de que a trilha terminou. Entretanto, o lugar com o panorama mais amplo não fica aqui. Próximo à plaquinha há uma escada à esquerda que desce e indica a continuação da trilha.

Mais 150 metros andados e aí sim se chega numa pedra bem proeminente, que marca o topo do Pico do Baepi e o ponto com o mirante mais lindo. Porém, para o meu azar, o tempo estava completamente fechado e eu não via sequer 10 metros a minha frente.

Mas não havia problema, pois era cedo e eu não tinha pressa, haha.

Cheguei ao topo próximo do meio-dia e o céu não demonstrava que iria abrir. Deitei na pedra, tirei as botas (meu pé estava latejando dos borrachudos do dia anterior… mané, eu sei) e dormi. Acordava a cada 20 minutos pra checar as condições, mas o céu continuava nublado.

Vista nublada do topo
Eu após 1 hora no cume achando que essa seria a melhor foto que eu tiraria

Poréeeem, para a minha surpresa, após 2 horas aguardando e já perdendo as esperanças soprou um vento forte e todas aquelas nuvens no entorno do pico dissiparam, para minha imensa exaltação 🙂

A descrição do visual pode não ser muito diferente do observado no mirante situado 700 m mais baixo, pois o que se vê são os municípios de Ilhabela e São Sebastião, a Serra do Mar e a Baía de Caraguatatuba. Porém, de cima do pico a perspectiva é bem diferente, afinal qualquer vista que se tenha de mais de 1.000 metros de desnível tende a ser deslumbrante.

Uma coisa curiosa é que daqui de cima dá pra ouvir o barulho da balsa.

Vista do cume do Pico do Baepi
Panorama do cume do Pico do Baepi

Agora alguns os registros aéreos do pico:

Baepi Aéreo
O pico e a cidade de Ilhabela ao fundo
Vista da face principal do pico

Veja aqui o vídeo de drone que fiz do Pico do Baepi:

Coisa linda!

Comecei a descer às 14:00 e cheguei de volta ao ponto de bus às 16:30. Tomei um açaízão e peguei o ônibus da volta na rotatória do peixe.

Enquanto o sol estava começando a se por lindamente atrás da serra, eu pensava como iria ser a subida do Pico de São Sebastião, ponto mais alto da Ilhabela e meu próximo objetivo aventurístico, cujo relato você pode acompanhar aqui.

Ah, pela noite a Mayra (dona do hostel) me chamou pra ir num bar com dois amigos dela. Achei incrível esse interesse em integrar os hóspedes e tratá-los como amigos na maior naturalidade.