Press "Enter" to skip to content

O Pico do Corcovado de Ubatuba/SP

Todas as informações para você subir este lindo pico da Serra do Mar paulista

RESUMO

Descrição da subida para o topo do Pico do Corcovado de Ubatuba/SP (1.168 msnm) – Brasil, realizada em Março/2017. O trajeto ida e volta de 11 km foi percorrido em 6 horas com mochila leve, porém reserve 9-10 horas que é o recomendado pelo Parque Estadual da Serra do Mar. É obrigatória a contratação de um guia para realização da trilha. Há pontos de captação de água até a cota 700 m, então 2 a 3 litros serão suficientes. O topo do pico revela um lindo panorama de diversas praias de Ubatuba, da Serra do Mar paulista e até de Ilhabela. Continue a leitura para ver detalhes de programação e a descrição da minha experiência no pico!

INTRO

Nos últimos anos eu pesquisei e caminhei sobre diversos picos e morros do estado de SP, mas não sei por qual motivo eu nunca havia ouvido falar do imponente Pico do Corcovado de Ubatuba, situado no Parque Estadual da Serra do Mar.

Foi o terceiro trekking da minha trip que percorri entre os estados de SP e RJ. Como já disse, eu não conhecia esse pico e, portanto, este passeio não estava na programação (são destes que eu gosto mais!). Na etapa anterior eu estava em Ilhabela, onde conheci os picos do Baepi e de São Sebastião, relatos que você pode encontrar aqui e aqui, respectivamente.

Mas vamos ao que interessa. Aqui se encontra o link do meu tracklog na página do Wikiloc e a imagem do Google Earth abaixo mostra a localização em planta do trekking para o pico e a cidade de Ubatuba.

Roteiro

PROGRAMAÇÃO

Contratação de Guia

Para a realização deste trekking é necessária a contratação de um guia credenciado pelo Parque Estadual Serra do Mar.

A partir de 2019 a administração do turismo para o pico passou a ser controlada pela Associação Coaquira. Deste modo, o guia que subiu o pico comigo em 2017 não está mais trabalhando no morro.

Entrei no site do parque, mandei e-mail para o Núcleo Picinguaba e me passaram o contato da associação e do guia Nei, o qual me passou o tel dos guias Lula e Matheus.

O Nei realiza o acesso ao cume do Pico do Corcovado somente pelo núcleo Santa Virgínia que fica no topo da Serra do Mar. Já o Lula e o Matheus também realizam a subida da serra a partir do Bairro de Corcovado de Ubatuba, que era o meu interesse.

Cada guia tem passeios agendados para uma época do ano, portanto entre em contato com algum deles para saber quem poderá te acompanhar no passeio e os mesmos te redirecionarão. Os guias já agilizam todos os processos de autorizações na entrada do parque. Segue abaixo alguns contatos úteis:

Preços

O guia Matheus me informou que os preços (2019) para quem quiser subir e descer o pico em um dia giram em torno de R$ 350,00 pelo grupo. Para a opção de fazer o passeio em dois dias com camping, o valor sobe pra R$ 550,00 também pelo grupo. Ele ainda me disse que o máximo de pessoas por guia são sete e, portanto, é possível economizar bastante.

Nestes valores está incluído apenas o valor do guia e do seguro. Portanto, você precisará pagar transporte, comprar toda sua comida e carregar as coisas de acampamento.

Transporte

De ônibus, o trajeto São Paulo -> Ubatuba dura 5 horas, é oferecido pela empresa Litoranea e tem frequência de duas em duas horas. O trecho Rio de Janeiro -> Ubatuba também dura 5 horas, mas quem o realiza é a empresa Util, a qual só tem dois horários por dia, um por volta das 08:00 e outro às 23:00.

Uma vez em Ubatuba há algumas opções de escolha de transporte para o pé da trilha, a ser combinado com o seu guia:

• De ônibus: Do centro de Ubatuba sai o ônibus para o Bairro do Corcovado ao preço de R$ 3,80. Os horários deste ônibus são apresentados neste site, sendo que o guia sugere sair de Ubatuba por volta das 05:00 (acho cedo. Pode tentar negociar para às 07:00).
  • De carro: com o seu próprio carro você pode buscar o guia e se deslocar até o pé da trilha no Bairro Corcovado
  • Carona solidária: quando possível, os próprios guias organizam um sistema de caronas entre os grupos para chegar até o início da trilha

Quando Ir

Os passeios guiados de um dia ocorrem todo o ano, mas não é recomendada a realização na época de chuvas. Entretanto, se a sua intenção for acampar, os passeios serão conduzidos somente de março a meados de novembro.

O Que Levar

Para 1 Dia:

• Bermuda ou calça
  • Camiseta
  • Bota ou tênis de trilha
  • Mochila pequena (< 30L)
  • Boné/chapéu
  • Lanterna (nunca se sabe)
  • 2 L de água (há diversos pontos no caminho)
  • Purificador para água dos rios (Clor-in, Hidrosteril).
  • Snacks para trilha

• Saco de dormir
  • Isolante
  • Travesseiro inflável
  • Segunda pele (camiseta e calça)
  • Blusa de fleece. Os mais friorentos podem levar calça de fleece também
  • Comida fria (basicamente rap10 e barra de cereal). Poupe peso de panelas. É só uma noite mesmo.

RESUMO DE GASTOS (2017)

Este item serve somente para se ter uma ideia de quanto irá gastar, afinal os valores mudam com frequência ao longo dos anos. Também há uma grande diferença a depender de quantas pessoas realizarão o passeio e se a subida ao pico será feita em um ou dois dias.

• Ônibus São Paulo -> Ubatuba = R$ 65,00 * 2 = R$ 130,00
  • Ônibus centro de Ubatuba a início da trilha = R$ 3,90 * 2 = R$ 7,80
  • Uma hospedagem em Ubatuba = R$ 30,00
  • Guia para 1 dia de trilha por pessoa = R$ 250/2 = R$ 125,00
  • Almoço + Jantar = R$ 50,00
  • Comida pra trilha = R$ 30,00

GASTOS TOTAIS POR PESSOA = R$ 372,80

O RELATO

Peguei a balsa de Ilhabela e assim que cheguei em São Sebastião já avistei os ônibus de linha que vão a Caraguatatuba. Entrei no bus, parti para Caraguá e esperei cerca de 1 hora até chegar ao destino. Por fim, peguei outro ônibus de linha que demorou mais 1h30min até Ubatuba.

Desci na Praia de Itaguá pouco antes do centro da cidade e fiquei no excelente Hostel Itaguá. Aqui eu conheci a Débora, a gerente do hostel com quem tive grandes momentos e ótimas conversas.

Um dia antes de fazer o trekking para o pico eu aluguei uma bicicleta por R$ 10 e fui sozinho até a charmosa e pequenina Praia do Cedro, situada a 8 km do centro de Ubatuba. Os 3 km finais são em estrada de terra e têm algumas subidas e descidas inclinadas.

Praia do Cedro
Vista aérea da Praia do Cedro

A Ascensão ao Pico

Duas semanas antes de vir a Ubatuba, eu entrei em contato com o Núcleo Picinguaba e me alertaram da obrigatoriedade em fazer esta trilha com guia. Então, escolhi um dos guias que me passaram, pedi as devidas autorizações e agendei a trilha para março/2017.

Ao chegar em Ubatuba conheci o argentino gente boa, o Pablo, que se convidou para se juntar a mim nesta empreitada. Ele viria a ser meu parceiro de caminhada em outra etapa da viagem, a qual detalharei daqui dois relatos.

Finalmente, no dia do trekking, acordamos às 06:00, nos preparamos e encontramos nosso guia na porta do hostel às 06:30.

Fomos ao ponto na Rodovia Rio-Santos pegar o ônibus para o Bairro Corcovado e subimos no bus das 7:00. O trajeto percorrido durou 1 hora até o ponto de ônibus que dá no pé da trilha. O único problema deste ônibus é que ele passa pouco e sem uma frequência fixa. Os seus horários são apresentados neste site.

O guia nos informou que os horários de regresso para o centro de Ubatuba eram 16:00 e 17:30. Como começamos a caminhar às 08:00 e a estimativa era de subida e descida em 8 horas nos programamos para voltar ao início antes das 16:00.

Ponto de ônibus
Ponto de ônibus e início da caminhada

Os primeiros 400 metros se dão por uma estradinha de terra até atravessar uma ponte e chegar num aglomerado de casinhas. Viramos a direita na direção das casas e fomos reto até chegar ao pé da trilha.

Vista do pico
Primeira vista do Pico do Corcovado logo do início do trekking

A trilha se inicia na cota 20 m sobre o nível do mar e logo de início já se observa a mata atlântica densa do parque.

Esta parte inicial é confusa e, se não fosse pelo guia, certamente nos perderíamos. Há diversos caminhos que confundem com o real e, inclusive, o caminho mais batido não é o correto. É necessário virar a esquerda logo após uma pontezinha de troncos de madeira cerca de 300 m após o começo da trilha.

Ponte de madeira
Pablo atravessando a ponte de troncos

Poucos metros após tornar a esquerda se encontra um largo rio, onde é preciso tirar ou molhar as botas para atravessá-lo. Poucos metros adiante é necessário cruzá-lo novamente.

Os próximos 15 minutos de caminhada seguem por mata atlântica fechada e, após passar por dois pontos de água, a trilha começa a ficar mais inclinada.

As próximas duas horas seriam de pura subida com alternância entre trilha de mata fechada e alguns lugares com rocha como mostra a foto abaixo.

Cordas
Cordas instaladas para auxílio na subida nas porções de rocha

Em um destes pontos mais abertos é possível ter algumas vistas da linda floresta atlântica preservada do Parque Estadual da Serra do Mar, como se pode ver a seguir.

Floresta Atlântica

Vale lembrar que o último ponto de captação de água se situa na cota 710 msnm.

Ao final destas duas horas nos deslocamos da cota 100 m até a 1050 m, subindo toda a Serra do Mar no percurso. Neste ponto se encontra uma área bem boa para acampar.

Aqui na área de camping é preciso virar a direita e, a partir deste ponto, inicia um trecho por sobre a serra onde a trilha se aplaina um pouco.

Cerca de 10 minutos após a área de camping se encontra um lindo mirante, que apresenta vistas da baixada e do Pico do Corcovado.

Panorama
A foto não está boa, mas é a que melhor representa o panorama com a vista do pico e do mar

Depois do mirante vem à aproximação ao pico. Caminha-se 15 minutos até atingir um ponto que marca o início do que seria a subida mais inclinada da trilha.

Por fim, os últimos 20 minutos são de escalaminhada segurando em galhos e cordas. Uma vez que esse trecho termina surge o topo plano do pico e aí o êxtase foi imenso!

O topo do Pico do Corcovado mostra um incrível panorama de diversas praias de Ubatuba e de Ilhabela. Além disso, é possível contemplar aquela vastidão de florestas do parque estadual e o belo mar de morros da Serra do Mar paulista.

Vista do pico
O panorama aéreo do pico

Pra completar, a área para camping do topo é espetacular. Bem plana e abrigada. Uma pena que fizemos o passeio bate e volta, porque dormir aqui deve revelar um nascer do sol inesquecível.

Vista aérea do pico
O Pico do Corcovado de Ubatuba visto de drone

Passamos 1h30min no pico e, após fazer um giro aéreo com o droninho, o tempo começou a fechar por volta das 13:00. Então, começamos o caminho de regresso.

Nuvens fechando no pico
Nuvens fechando a vista do pico

A descida se deu pelo mesmo caminho e durou cerca de 2h30min. Chegamos no ponto pouco antes do ônibus que vai pra Ubatuba às 16:00. Pra finalizar o passeio, às 17:00 estávamos de volta no hostel.

Uma vez em Ubatuba, você pode pegar seu ônibus de volta pra casa da rodoviária. No meu caso eu segui adiante para Paraty pra fazer a Travessia do Saco do Mamanguá e da Ponta da Juatinga. Você pode ler o relato desta trilha e da minha passagem por Paraty neste link.

Obrigado por ler até aqui!

Abração!!!

1. E aí Victor, blz?
    Tudo tranquilo.
    Aqui é o famigerado Augusto. kkkkkkkkkkk.
    Agradeço pelas palavras, mas sou apenas um reles caminhante.

De vez em quando, venho aqui dar uma lida em seus últimos relatos.
    Mas tô vendo que deu uma parada nas caminhadas pelo país.
    Sentindo falta hein.

Bons ventos e gde abc

• VictorPrates VictorPrates

Olá meu caro Augusto. Tudo bem e contigo?! Que honra saber que a pessoa que mais me auxiliou nas viagens pelo Brasil acompanha meu blog 🙂 Ando meio parado mesmo, mas tenho muitas viagens realizadas que falta passar pro papel. Vou tentar retomar os posts agora nesses tempos de confinamento. Um forte abraço, amigo!!