Press "Enter" to skip to content

Guia do Sudoeste dos EUA

Tudo o que você precisa saber para desfrutar do melhor dos estados Nevada, Califórnia, Arizona e Utah

INTRO

Em agosto de 2012 peguei um vôo até Las Vegas, onde encontrei meu irmão Ivan e minha cunhadinha Anna, para fazermos uma super viagem de carro pelo sudoeste dos Estados Unidos.

Foram 35 dias, dos quais passei 21 dias com eles e 14 sozinho. No total, percorri mais de 6.200 km de carro e visitei os seguintes estados: Nevada, Califórnia, Arizona e Utah.

Como a viagem aconteceu há muitos anos, este relato vai servir mais como ideia de roteiro. Isto porque, o dólar estava custando R$ 2,00 em 2012 e naquela época ninguém usava as facilidades dos smartphones, como aplicativos de hospedagem, de transporte, mapas etc.

Mas não vá embora! Aqui você também vai encontrar informações sobre vistos e consulados, sobre as melhores épocas pra viajar para a região e muito mais. Aproveite!

ROTEIRO RESUMIDO

Segue abaixo um mapa com os lugares visitados nesta road trip:

• Dias 1 a 5: Las Vegas
  • Dias 6 e 7: Death Valley National Park
  • Dia 8: Valley of Fire State Park
  • Dia 9: Hoover Dam e Rota 66
  • Dias 10 e 11: Grand Canyon e trilha até o Rio Colorado
  • Dia 12: Sunset Crater Volcano
  • Dia 13: Meteor Crater
  • Dia 14: Sedona
  • Dia 15: Joshua Tree National Park
  • Dia 16: Mojave Desert National Preserve
  • Dias 17 e 18: Sequoia e Kings Canyon
  • Dias 19 a 21: Yosemite National Park
  • Dia 22: Mono Lake
  • Dia 23: San Francisco
  • Dia 24: Aquário de Monterrey (despedida do Ivan e da Anna)
  • Dia 25: Devils Postpile National Monument
  • Dia 26: Lunar Crater
  • Dia 27: Wheeler Peak (Great Basin National Park)
  • Dias 28 e 29: Zion National Park
  • Dia 30: Bryce Canyon National Park
  • Dia 31: Kodachrome Basin State Park
  • Dias 32 e 33: Grand Staircase-Escalante National Monument
  • Dias 34 e 35: Retorno à Las Vegas e vôo à São Paulo

Os links destacados acima contemplam relatos dos lugares que achei que eu tinha informações relevantes pra te passar. Se quiser ver um ranking com os 20 lugares que mais gostei no país, dá uma olhada no post 20 Lugares Incríveis do Sudoeste dos EUA. Tá bem completo!

QUANDO IR

A melhor época pra visitar é de março a maio e de setembro a novembro, quando as temperaturas de outono e primavera são mais amenas e o turismo é menos intenso.

Nossa visita ao país se deu no auge do verão, em agosto, e não recomendo esta época pra ninguém. Isto porque, o calor de junho a agosto é insano na maioria dos lugares do sudoeste dos EUA. Pra se ter uma ideia, as ruas de Las Vegas estavam desertas das 10h às 18h, por causa das temperaturas que facilmente atingiam os 42ºC.

A cidade de San Francisco e os parques Yosemite e Sequoia foram os únicos que não pegamos calor exagerado, porém esta é a temporada alta de turismo no país e, portanto, os parques estavam super lotados.

Por outro lado, o inverno pode ser bem rigoroso, principalmente no norte da Califórnia e em regiões mais montanhosas. Até no clima seco do Arizona, onde está o Grand Canyon, há neve de dezembro a fevereiro.

Hidratação de verão

VISTO E PERMANÊNCIA

Como todos sabem, os EUA exigem visto para brasileiros interessados em ingressar no país.

O site do Melhores Destinos possui um guia detalhado de como conseguir o visto americano, mas já adianto que o passo a passo é o seguinte:

1. Preenchimento do formulário DS-160, que consta neste link. Você pode solicitar o seu visto desde a embaixada de Brasília ou dos consulados de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife;
  2. Pagamento da taxa de solicitação de visto ao custo de US$ 160,00 (valor 2020), como consta neste link;
  3. Agendamento da sua visita ao CASV (Centro de Atendimento do Solicitante de Visto) e da famosa entrevista, através deste link;
  4. Ida ao CASV para coletar impressões digitais e tirar fotos. Levar passaporte e confirmação da solicitação do visto;
  5. Ida à entrevista do visto em um dos consulados americanos no Brasil. Levar passaporte, confirmação da solicitação do visto e documentos que provem que você não tem interesse em permanecer nos EUA, como declaração do IR, extrato bancário, carteira de trabalho etc.

OBS.: Os EUA não exigem comprovante de vacinação de febre amarela para entrar no país, porém, é aconselhável que você tome a vacina para o caso de fazer alguma conexão em algum país que exija.

CONSULADOS BRASILEIROS

Nesta região dos EUA, somente há representação diplomática brasileira no estado da Califórnia, mais especificamente nos consulados de San Francisco e Los Angeles. No site do Itamaraty você pode ver os endereços e dados para contato.

SEGURANÇA

Lembra que falei que as ruas de Las Vegas ficam muito vazias durante o dia no calor do verão? Então, no dia que cheguei na cidade, estava sozinho no ponto de ônibus e fui abordado por um cara gigante que começou a me pedir dinheiro e foi aumentando o tom de voz até me coagir “delicadamente” a abrir a carteira. Enquanto ele falava, comecei a andar em direção a um restaurante que por sorte estava bem próximo e disse que ia comprar um lanche pra ele. Felizmente, isso o satisfez. Me borrei, porque tava com todo os meus dólares da viagem na doleira.

Me senti super seguro nas demais cidades e vilas que visitei nos Estados Unidos. Las Vegas também é bem tranquila de noite, apenas tome cuidado nas ruas desérticas nos dias de verão que estão afastadas dos grandes hotéis.

GASTOS

Quando eu fui pros Estados Unidos, em 2012, US$ 1,00 valia cerca de R$ 2,05. Ah, saudades deste tempo que não volta.

Em qualquer parte do país, você consegue sacar dinheiro facilmente nos caixas eletrônicos (ATM). A taxa cobrada por saque é de cerca de 2 dólares.

Quando estou viajando eu prefiro sacar a grana pra evitar surpresas de variações do dólar, porém, se você preferir, os estabelecimentos aceitam cartões de crédito também.

Seguem informações gerais de gastos que tive por lá:

• Hospedagem: o hostel mais barato de Las Vegas custa cerca de 20 dólares a pernoite, porém é difícil encontrar hostels longe das áreas bem turísticas nos EUA. Nas cidadezinhas que passamos, tivemos que pagar 70-100 dólares por um quarto de hotel, a maioria sem opção de quarto individual. Por isso é importante viajar em grupo para cá.
  • Transporte: Alugamos um Dodge Avenger com a empresa Enteprise em Vegas. O valor para alugar carro varia entre 1.000 e 1.500 dólares para o mês e o preço do galão da gasolina (≅ 4 litros) custa de 2 a 3 dólares, como você pode verificar neste site. Até por isso, é uma boa viajar acompanhado pra poder dividir os gastos. Se quiser viajar de ônibus, já te adianto que os EUA não são muito amigáveis para mochileiros econômicos, já que os preços dos ônibus entre estados são extremamente caros.
  • Alimentação: Mesmo que você consiga se hospedar de graça com Couchsurfing e pegar carona entre as cidades, um prato simples num restaurante custa entre 15 e 20 dólares. Ou seja, é muito difícil viajar barato nos EUA quando o dólar tá alto.
  • Ingresso nos Parques: Para entrar nos parques nacionais e estaduais dos EUA, é preciso pagar uma taxa de 30-35 dólares por parque por carro (não por pessoa). Mas tenho uma boa notícia antes de você chorar: existe um passe ao preço de 80 dólares, que possibilita a entrada de quantos parques quiser no intervalo de um ano. Dá uma olhada no America the Beautiful Pass. Você pode adquiri-lo no site ou comprá-lo na portaria de qualquer parque nacional.
  • Demais Custos: O grosso das despesas foi com hospedagem, transporte e alimentação, mas também gastamos uma quantia razoável com água e Gatorade, já que o calor do verão nos desidratou bonito. No mercado, também comprávamos bastante snacks para comer nas trilhas que fizemos.

Em 2012, o total dos meus gastos foi de cerca de R$ 8.000,00, já com o vôo de ida e volta de São Paulo a Las Vegas, que custou aproximadamente R$ 2.000,00. Vale ressaltar que eu desembolsei uma bela grana de aluguel de carro e hospedagem por causa dos dias que fiquei sozinho. Meu irmão e a Anna gastaram bem menos nos 21 dias que passamos juntos.

Hoje em dia têm muitos aplicativos que facilitam a vida e podem trazer uma grande economia ao viajante, porém, com o dólar muito alto fica difícil imaginar como fazer pra gastar pouco nos EUA. Se você conseguir, me conta como fez!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A maioria dos brasucas vão aos Estados Unidos principalmente pra fazer compras, mas acredite, as belezas naturais do país são simplesmente descomunais.

E para visitar os parques de lá aconselho que junte uma galera e alugue um carro. Este será o modo mais econômico e prático pra visitar as suas atrações.

Mais um vez recomendo que acesse o post com os 20 Lugares Incríveis do Sudoeste dos EUA. Nele você sentirá o gostinho da fabulosa natureza da região através de muitas fotos e descrições detalhadas das belezas dos Estados Unidos.

Espero que o relato tenha te ajudado!